A banda irlandesa U2 foi a última a provar do chamado Arena Rock, um movimento mercadológico que esquentou a década de oitenta com a construção de mega-espetáculos feitos para grandes estádios e imensas arenas – apresentações para mais de 100 mil pessoas. O último suspiro dessa prática foi a turnê ZOO TV, lançado em 1992, que rodou o mundo numa suntuosa logística. Claro que depois disso muitas bandas fizeram a prepararam seus shows para grandes estádios, mas com o aumento de novas bandas, pessoas se conectando e muita coisa acontecendo, naturalmente o mercado parou de gastar em grandes estruturas, o negócio então foi reduzir para fazer mais shows em mais lugares, isso foi o que segurou boa partes das novas (e algumas velhas) bandas.
Mas eis que os discos começam a vender menos e surge as produtoras de grandes turnês e o negócio voltou a ser tão lucrativo que dá até pra voltar a investir pesado. Um delas: U2!
Em março do ano passado o quarteto de Dublin assinou com a produtora americana Live Nation [um contrato de 12 anos que custou U$100 milhões para o bolso da banda e que inclui, além do controle de merchandising da marca, patrocínios, site oficial, gravação de discos e uma série de turnês “das grandes”]. Depois do lançamento do bem-recebido No Line on the Horizon o grupo deu início a turnê “360° World Tour” e gerou discussão no show Bizz pelo tamanho e logística da estrutura. Ao todo foram gastos mais de U$40 milhões nos espetáculo (acredito ser o palco mais caro da atualidade, carece de informações) com cerca de 94 caminhões montando e desmontando a estrutura por toda a Europa. E fique esperto, o arquiteto Mark Fisher confirmou a BBC de Londres que a turnê virá para a América do Sul. Todo o esforço está dando certo, Os shows estão recebendo mais de 200 mil fãs e redefinindo o conceito “fazer show” no grande mercado.
Seria a volta do Arena Rock? Na verdade não. Até onde se tem notícias o U2 é uma exceção. Ainda é mais rentável montar uma estrutura mediana – que comporte shows para 20 mil pessoas – e tocar pelo mundo. Cobrindo mais datas. Mas isso é só uma especulação. Depois de uma bem sucedida volta ao mundo da Madonna (logo-logo também Britney Spears) quem sabe o mercado não se recondiciona? Não sou vidente, mas vou ficar aqui de longe só sacando.
Mais fotos
Veja Turnê ZooTV (1992)
estrutura monstruosa, mermão. é a cara da banda já.